Playlist

terça-feira, 22 de julho de 2014

Quais os alimentos e materiais que não podem ir ao micro-ondas?

O micro-ondas nos ajuda muito no dia-a-dia. Nada mais prático do que esquentar uma refeição nele sem fazer sujeira e bem rápido. Mas o que nós precisamos saber é que nem tudo deve ser colocado para aquecimento no micro-ondas.



O eletrodoméstico, quando não utilizado da maneira certa, pode levar a sérios acidentes e até problemas para a saúde.

Alimentos

ESQUENTAR ÁGUA EM COPOS. O superaquecimento do líquido pode resultar em queimaduras e acidentes por causa da rápida mudança de estado, do líquido para o vapor.
ESQUENTAR GRANDES PEDAÇOS DE CARNE
. As peças muito grandes podem aquecer apenas externamente, deixando a parte interna do alimento congelada. Com isso, a carne não fica completamente cozida e pode conter bactérias nocivas à saúde.
COZINHAR ALIMENTOS COM CASCA. Produtos como batata, linguiça, salsicha, tomate retém vapor. É necessário furá-las, para que não corram o risco de explodirem.

ESQUENTAR UVA. Ela pega fogo quando aquecida no micro-ondas por conduzir eletricidade.

COZINHAR OVO. A casca do alimento faz com que ocorra uma pressão na parte de dentro, o que pode levar o ovo a explodir.
PIMENTA. Qualquer material seco se colocado no micro-ondas, pode pegar fogo. E no caso das pimentas, liberam substâncias voláteis que irritam a garganta e os olhos. Nada legal.
CENOURAS. A cenoura possui pequenas doses de ferro, magnésio e selênio que quando aquecidas se transformam em metais provocando faíscas.
PÃES. Não fica nada bom no micro-ondas, ficará borrachento e úmido, melhor mesmo é usar um forno elétrico, forno convencional ou torradeira. Se ainda assim precisar dele use-o por um pequeno tempo. (10-20 segundos).


.
Materiais


METAL. O alimento não é aquecido, pois as micro-ondas emitidas não conseguem chegar até as moléculas de água da comida e o metal, devido as ondas do micro-ondas, pode soltar faíscas elétricas. Nesse caso, se junto com o metal tiver papel ou algum outro material que possa pegar fogo, há risco de incêndio.
                     
PLÁSTICOS. Use somente os plásticos apropriados para o micro-ondas. Eles geralmente são facilmente identificados, por serem mais duros e grossos. Nunca coloquem embalagens de sorvete, margarina ou iogurte: elas podem derreter nos primeiros segundos!
 VIDROS. Quase todos os vidros podem ser levados ao micro-ondas. Mas sempre dê preferência aos refratários e assadeiras apropriadas (aquelas que você também pode usar no fogão). Os pratos e porcelanas também podem ser colocados no micro-ondas, desde que não tenham detalhes metálicos.
PAPEIS. Evite papel alumínio. Ele pode pegar fogo assim que você ligar o aparelho. Toalhas de papel e guardanapos até podem ser colocados dentro do micro-ondas, mas por um curto tempo dentro do eletrodoméstico. Você também não deve usar papéis com revestimento de cera, pois eles derretem com o aquecimento.
EMBALAGENS DE ISOPOR. Aquela que você passa no supermercado e compra umas comidinhas para seu jantar, sabe? Se sabe, trate de esquecer! Passe para outro recipiente, um prato, por exemplo, senão vai comer comida com isopor junto de outras substâncias extremamente nocivas ao organismo.
EMBALAGENS DE COMIDA CHINESA. Existem algumas embalagens para deliveries, principalmente comida chinesa, com metal, aí você já sabe, sem micro-ondas.
CRISTAIS. Ele é tão frágil, pra que esquentá-lo?
ACRÍLICO. Além de ser feita com material plástico (fazendo mal a sua saúde), irá acabar por estragar a vasilha, pois vai ficar opaca, rachando por dentro e envelhecendo, ou seja, não vale a pena levá-la ao micro-ondas.


NUNCA LIGUE SEU MICROONDAS SEM NADA DENTRO, VAI FAZER BUUUMMM NA CERTA! ELE ACABA COLOCANDO SUAS ONDAS PARA ELE MESMO, TIPO AUTODESTRUIÇÃO. CUIDADO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário